O MODO SUBJUNTIVO DOS VERBOS

LIÇÃO VIRTUAL N. 14

14. O MODO SUBJUNTIVO DOS VERBOS

No modo indicativo, os verbos exprimem a ação ou o estado do sujeito de forma direta. No modo subjuntivo, os verbos designam esta ação ou estado de forma indireta. Dessarte, o presente do subjuntivo pode expressar um desejo ou exprimir uma exortação; o imperfeito do subjuntivo assinala uma condição.

O subjuntivo dos verbos, em português e em latim, é regido geralmente por uma preposição. Por exemplo: UT – que, para que, a fim de que; pode também vir acompanhado de uma interjeição, por exemplo, UTINAM – oxalá, quando se trata de expressões positivas. Usa-se NE (que não, para que não) quando se trata de uma expressão negativa.

Observemos o exemplo do verbo ESSE (SER, ESTAR). No modo subjuntivo, temos:

PRESENTEIMPERFEITOSim (seja)Essem (estivesse)Sis (sejas)Esses (estivesses)Sit (seja)Esset (estivesse)Simus (sejamos)Essemus (estivessemos)Sitis (sejais)Essetis (estivésseis)Sint (sejam)Essent (estivessem)a) O SUBJUNTIVO ENQUANTO DESEJO, OU SUBJUNTIVO OPTATIVO

Exemplos:

Ut felix sim. – Para que eu seja feliz.

Ut felices simus. – Para que sejamos felizes.

Utinam felix sis. – Oxalá, sejas feliz.

Ne ægrotus sim. – Que eu não fique doente.

Ignavi ne simus. – Para que não sejamos covardes.

b) O SUBJUNTIVO ENQUANTO EXORTAÇÃO

Exemplos:

Amici, læti simus. – Amigos, sejamos alegres.

Milites, ignavi ne sitis. – Soldados, não sejais covardes.

Discipuli, ne piger, sed seduli sitis. – Alunos, não sejais preguiçosos, mas diligentes.

c) O SUBJUNTIVO ENQUANTO CONDIÇÃO

OBS: No latim, o futuro condicional ou futuro do pretérito se confunde com o imperfeito do subjuntivo, portanto, ‘essem’ significa tanto ‘eu estivesse’ como ‘eu estaria’, ‘eu fosse’ ou ‘eu seria’.

Exemplos:

Contentus essem si Maria sana esset. – Seria (ficaria) contente se Maria estivesse sã.

Magistri contenti essent se discipuli seduli essent. – Os mestres seriam (ficariam) felizes se os alunos fossem aplicados.

Si semper diligenti essetis, patres vestri læti essent. – Se vós sempre fosseis diligentes, vossos pais ficariam alegres.

Puer orat ut pater ejus mox sanus sit. – O menino ora para que o pai dele em breve esteja são.

d) O MODO SUBJUNTIVO NAS QUATRO CONJUGAÇÕES

1a. CONJUGAÇÃO – ‘ARE’

PRESENTEIMPERFEITO / CONDICIONALAmem (eu ame)Amarem (eu amasse ou amaria)Ames (tu ames)Amares (tu amasses ou amarias)Amet (ele/ela ame)Amaret (ele/ela amasse ou amaria)Amemus (nós amemos)Amaremus (nós amássemos ou amaríamos)Ametis (vós ameis)Amaretis (vós amásseis ou amaríeis)Ament (eles/elas amem)Amarent (eles/elas amassem ou amariam)2a. CONJUGAÇÃO – ‘ERE’ (longo)

PRESENTEIMPERFEITO / CONDICIONALMoneam (eu avise)Monerem (eu avisasse ou avisaria)Moneas (tu avises)Moneres (tu avisasses ou avisarias)Moneat MoneretMoneamusMoneremusMoneatisMoneretisMoneantMonerent3a. CONJUGAÇÃO – ‘ERE’ (breve)

PRESENTEIMPERFEITO / CONDICIONALLegam (eu leia)Legerem (eu lesse ou leria)Legas (tu leias)Legeres (tu lesses ou lerias)LegatLegeretLegamusLegeremusLegatisLegeretisLegantLegerent4a. CONJUGAÇÃO – ‘IRE’

PRESENTEIMPERFEITO / CONDICIONALAudiam (eu ouça)Audirem (eu ouvisse ou ouviria)Audias (tu ouças)Audires (tu ouvisses ou ouvirias)AudiatAudiretAudiamusAudiremusAudiatisAudiretisAudiantAudirentAlguns exemplos:

Patrem et matrem amemus. – Amemos pai e mãe.

Deus dixit ut amaremus patrem et matrem. – Deus disse que amássemos pai e mãe.

Puer secat alas avium ne volent. – O menino corta as asas das aves para que não voem.

Utinam hodie vocem ejus audiatis… – Oxalá, hoje ouçais a voz dele…

…Ut dirigat pedes nostros in viam pacis. – … Para que dirija nossos pés no caminho da paz.

2 pensamentos sobre “O MODO SUBJUNTIVO DOS VERBOS

  1. Rinaldo disse:

    E os tempos do perfectum?

  2. Deisy disse:

    E o particípio?

Deixe uma resposta

