EXPLICAÇÕES GERAIS SOBRE A ESTRUTURA DA LÍNGUA LATINA

LIÇÃO VIRTUAL N. 3

3. EXPLICAÇÕES GERAIS SOBRE A ESTRUTURA DA LÍNGUA LATINA

(DECLINAÇÕES, DESINÊNCIAS E CASOS)

DECLINAÇÃO – O latim é uma língua decclinável. Isto significa que é fundamentada na sintaxe e por isso a terminação das palavras muda de acordo com a sua função dentro da frase. Da mesma como os verbos assumem uma forma diferente para cada pessoa (eu, tu, ele, nós, vós, eles), os substantivos, adjetivos, numerais, bem como os particípios dos verbos em latim também alteram a terminação de acordo com o contexto. A isto se chama ‘declinação’.

DESINÊNCIA – Chama-se ‘desinência’ à parte final da palavra que se altera de acordo com a sua função sintática; chama-se ‘radical’ à parte fixa da palavra. Assim, todas as palavras têm um radical e uma desinência. Isto vale para verbos, substantivos, adjetivos. Note apenas que os verbos se conjugam, enquanto as outras palavras se declinam.

CASOS – No latim, há cinco declina&cceddil;ões, dentro das quais se enquadram todas as palavras.

Cada declinação tem seis casos, assim identificados, tomando como exemplo a palavra ‘Maria’:

CASOFUNÇÃO DA PALAVRANominativo quando a palavra é sujeito na frase ou predicativo do sujeito; (ex: Maria é bonita).Vocativo quando exprime exclamação, interpelação; (ex: Ó Maria, és bonita).Acusativo quando é objeto direto; (ex: Amo Maria)Dativo quando é objeto indireto; (ex: Dei uma rosa a Maria)Genitivo quando é um complemento restritivo, regido pela preposição “de”, exprimindo em geral um possessivo’; (ex: A casa de Maria)Ablativo Complemento que indica modo, meio, origem, condição, lugar, tempo. Em português, as palavras vêm acompanhadas com uma preposição (com, por, em), mas em latim esta preposição é geralmente oculta. (ex: com Maria, por Maria)A regra básica para se identificar a que declinação pertence uma palavra é verificar a sua desinência do genitivo singular. Nos dicionários, a palavra sempre aparece na sua forma do nominativo, seguida pelo genitivo. Portanto, assim se reconhecem as declinações das palavras:

1a. declinação desinência do genitivo em ‘æ’;2a. declinação desinência do genitivo em ‘i’;3a. declinação desinência do genitivo em ‘is’;4a. declinação desinência do genitivo em ‘us’;5a. declinação desinência do genitivo em ‘ei’.Pergunta: por que se usa o genitivo para identificar as declinações e não o nominativo, que é a forma original da palavra?

Resposta: porque em algumas declinações, o nominativo pode assumir terminações diversas, mas no genitivo a terminação é sempre a mesma.

Estas informações ditas assim em forma descritiva podem parecer até confusas ou complexas, no entanto, o conhecimento e a boa compreensão delas será fundamental para o entendimento das noções gramaticais que virão nos próximos capítulos.

Agora, uma curiosidade. Do ponto de vista morfológico, em geral, os adjetivos da língua portuguesa derivam do genitivo das palavras em latim. Por ex: ‘lex’ deu origem a ‘lei’; mas é do seu genitivo ‘legis’ que derivam: legislativo, legista, legal, legislador. ‘Tempus’ deu origem a ‘tempo’, mas é do genitivo ‘temporis’ que derivam: temporal, temporário. ‘Lumen’ deu origem a ‘luz’, mas é do genitivo ‘luminis’ que derivam: luminoso, luminária.

3 pensamentos sobre “EXPLICAÇÕES GERAIS SOBRE A ESTRUTURA DA LÍNGUA LATINA

  1. Andreia disse:

    Olá, que bom encontrar esse material on line, queria muito conhecer mais sobre o latim, já que falo algumas línguas derivadas dele, além de frequentemente ler livros com citações em latim, embora venham com traduções, só me aguçam a vontade de aprender mais sobre o idioma. Obrigada.

  2. klinger Brito Ferreira disse:

    Sou estudante de teologia e necessito de conhecer o necessario do latim para a minha formação. Considerando que o latim é a lingua oficial da Santa Igreja Católica.

  3. Michel Esses disse:

    Gostei muito. Penso recorrer a ele outras vezes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s