ALFABETO LATINO: COMPOSIÇÃO E PRONÚNCIA DAS LETRAS

LIÇÃO VIRTUAL N. 2

2. ALFABETO LATINO: COMPOSIÇÃO E PRONÚNCIA DAS LETRAS

O alfabeto latino primitivo era composto de 21 letras, ou seja, o mesmo alfabeto do português atual, excluindo-se o J, o V e o Z, mas incluindo-se o K. As letras I e U tinham valores ora de consoante, ora de vogal, conforme o contexto fônico do vocábulo. Por exemplo, o I e o U tinham valor de consoante quando vinham precedendo uma vogal, em qualquer posição na palavra. Nos demais casos, tinham valor de vogal. Daí encontrarem-se expressões do tipo: SVB VMBRA ALARVM TVARVM ou invés de SUB UMBRA ALARUM TUARUM. (Sob a sombra de tuas asas).

O sinal K foi logo no início aceito, por influência do grego. Também por essa mesma influência, a fim de facilitar as transcrições literárias, foram incorporados os sinais Y e Z. Mais tarde, lá pelo século XVI, foram incorporados à escrita latina também os sinais J e V, certamente por influência das próprias linguas neolatinas, então já existentes. Este assunto, no entanto, não é ponto pacífico entre os gramáticos.

Outra que é motivo de controvérsias é a pronúncia do latim. A mais difundida, na época do ensino do latim no Brasil (até a década de 60), era a pronúncia eclesiástica, com forte acento italiano, por influência dos padres da Igreja Católica.

Os estudiosos da gramática comparativa, na área de linguística, tentaram construir uma pronúncia do latim mais original, sendo esta chamada de pronúncia restaurada. Há ainda a pronúncia aportuguesada, que também era utilizada no Brasil na época do ensino do latim nas escolas.

Essas informações têm aqui apenas caráter ilustrativo, já que não iremos praticar a pronúncia. Para efeitos práticos, sugiro que se adotem os mesmos valores fonéticos das letras na pronúncia portuguesa, observando-se as seguintes particularidades:

a) as vogais mantêm sempre seu som original, em qualquer posição que ocupem no vocábulo, evitando-se pronunciar o “o” como “u” e o “e” como “i” no final das palavras;

b) os ditongos “ae” (æ) e “oe” pronunciam-se como “e”;

c) a sílaba “ti”, quando não for tônica nem precedida por “s”, será pronunciada como “ci”;

d) a letra “x” tem sempre o som de “ks”, como na palavra “fixo”;

e) o grupo “ch” tem sempre o som de “k”;

f) os conjuntos “qu” e “gu” pronunciam-se sempre como se houvesse um trema no “u”;

g) o grupo “ph” tem o som de “f”.

Não se usavam acentos gráficos em latim, porém em alguns livros se usavam os mesmos acentos do português, a fim de facilitar a leitura. Como regra geral, atente-se para o fato de que não existem palavras oxítonas em latim, a não ser aquelas de uma sílaba só. Havendo dúvida, deve-se consultar um dicionário.

Convém observar que há divergências entre os gramáticos quanto a algumas das informações acima expostas. Vocês poderão encontrar pequenas variações, dependendo do autor da gramática que pesquisarem. Isso é bastante compreensível, uma vez que não se sabe exatamente como era pronunciado o latim, porque a pronúncia original não foi conservada, mas sofreu influências ao longo dos séculos.

7 pensamentos sobre “ALFABETO LATINO: COMPOSIÇÃO E PRONÚNCIA DAS LETRAS

  1. TAGORE WOTTON disse:

    No item “c” não seria o contário? A sílaba “ci” tem a pronúncia de “ti”, como no italiano?

    • Manuel Batista de Lira Irmao disse:

      Ola, amigo Tagore, o ensinamento esta correto, embora nao esteja completo. Exemplos: amicitia, pronuncia-se amicicia ( a silaba forte e /ci/, antes de /cia/): initium, pronuncia-se inicium ( a silaba forte e /ni/). Observe agora: hostia, pronuncia-se hostia(como em portugues): mixtio, pronuncia-se mikstio(a silaba forte e /miks/: attius pronuncia-se atius ( silaba forte /a/). Nessas tres palavras o grupo ti e pronunciado com o som /ti/, como em Sao Paulo, ou no Nordeste. Isso porque o grupo ti vem precedido de uma das consoantes S, T ou X . Ver, por favor: Latim – Primeira Serie – Curso Ginasial, do Padre Matheus Nogueira Garcez, Editora do Brasil S/A, Sao Paulo, 1962, 17a. edicao. Observe ainda: Em palavras gregas ou estrangeiras, o grupo ti tambem nao e pronunciado como /ci/. Exemplos: Miltiades, Beotia, Aegyptius. Vide Padre Joao Ravizza, Gramatica Latina, 14a. edicao, 1958, Escola Industrial Dom Bosco, Niteroi.Peco desculpas pelas incorrecoes de acento agudo, til, cedilha. Meu computador e made in China e ainda nao consegui me descomplicar com o teclado. Um abraco.

  2. Silvia disse:

    Desde de criança sempre quis muito aprender latim e grego antigo mas meus pais achavam desnecessario aprender a dita lingua morta porem sempre tive grande interese em ambas…

  3. Manuel Batista de Lira Irmao disse:

    Fiquei sem entender o som de vogal da letra U nos exemplos apresentados : SVB, VMBRA, ALARVM, TVARVM,todos com a letra
    V no lugar da letra U. O que me pareceu mais logico e que se usava a letra V com o som vocalico hoje representado pela letra U em portugues. Na palavra FORVM, muito encontrada em nossos dias, ocorre isso.
    Nao seria o caso de dizer que a letra V representava ora o som consonantal, ora o vocalico? Por exemplo: silva, forvm . No primeiro vocabulo a letra V tem posicao de consoante e soa como consoante; no segundo, tem posicao de vogal e soa como vogal.
    Gostaria de ter uma resposta.
    lirambli@hotmail.com.br
    Obrigado.

  4. Sérgio Gaiafi disse:

    Como cada letra do alfabeto é aberta deu-me facilidade ao aprendizado. O “C” pronuncio como Ké; “V” como Ué; “Z” como zétá; agora, quanto às vogais pronuncio da mesma forma e o “Y” como na sonorização do íí com o francês. Mas creio que posso deixar claro que poderei ao falar qualquer palavra ser-me-á de grande valia dar a sonorização a língua italiana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s